Opinião sobre tudo: Big Brother por favor

O livro de George Orwell, 1984, criou termos como BIG BROTHER que foram adotados no cotidiano da época. A frase “Big Brother is Watching You” estava nos cartazes do líder de um dos partidos políticos do livro. Esta frase virou sinônimo de monitoramento governamental e hoje em dia é normal dizer que o governo (especialmente dos EUA) é o grande irmão que está olhando tudo e todos. Hoje nos EUA, sua vida está em bancos de dados nas agências de inteligência. Suas atividades, emails, conversas e imagens são monitoradas por grandes redes de computador, pondo um fim à privacidade individual.

Desde a Guerra Fria, sempre houve uma paranóia de que o governo estaria espionando nos seus cidadãos. Há pessoas hoje em dia que não possuem telefones celulares, contas em banco ou outras modernidades por medo do governo estar espionando (com toda razão) em suas vidas.

Contudo, com a internet e as redes sociais, tenho observado um movimento contrário. Hoje em dia parece que TODOS querem que o mundo saiba tudo de suas vidas. Cito, por exemplo, um blog como este, onde eu conto minhas opiniões e histórias de minha vida e cotidiano. Temos também as redes sociais como Orkut, Facebook e outras onde expomos tudo de nossas vidas. A intenção muitas vezes é compartilhar somente com os amigos e parentes, mas muitas vezes isso é propagado para pessoas que nem conhecemos.

Duas outras formas de tornar públicas nossas vidas são vistas em carros. Até pouco tempo, a mania era de por o nome dos filhos “a bordo” inspirado pelos adesivos “Bebê a bordo” de algumas marcas de produtos infatis. Dai ficaria “Fulano à bordo”, com o nome do filho para o mundo ver. Isso tomou proporções maiores, como o exemplo abaixo:

Lara Izabeli a Bordo

Lara Izabeli a Bordo

A segunda, e mais nova moda, são os adesivos da família, onde contamos para todos como é composta nossa família. Exemplo:

Adesivo da família

Adesivo da família

As pessoas facilitam muito a vida dos criminosos. Veja que se misturar as ideias acima, posso ir no Detran, ver dados do veículo, como endereço, telefone e nome do dono, e já sei que é um casal com 3 filhos e um cachorro. E ainda sei que o nome da mais nova é Lara Izabeli, então podem fazer sequestro falso por telefone, ir até a casa da família e roubá-los, enfim, podem cometer crimes com mais facilidade, já que a vida das pessoas está estampada no carro e, bem provavelmente, online.

Além disso, veja quantas “correntes” e emails de criancinhas desaparecidas ou que prometem doar dinheiro para a cirurgia de alguma criancinha doente você recebe todos os dias? Na maioria, o idiota que encaminou nem se deu o trabalho de usar o campo BCC ou CCO para não divulgar emails dos amigos para um possível spammer, não tirou os milhares de emails do corpo do email e muito menos parou para pensar se teria algum benefício encaminhar a mensagem aos amigos ou se a criança estava desaparecida mesmo ou como vão rastrear os emails para saber quanto dinheiro doar ou mesmo quem iria doar o dinheiro. Ah, sim, a Microsoft. Claro. Pense!

Então, Big Brother, por favor acompanhe minha vida para evitar que eu seja roubado, sequestrado ou sofra crimes por publicar minha vida inteira para quem quiser ver!

[2010-11-16 ATUALIZAÇÃO] Parece que não sou o único que pensa que as pessoas estão expondo demais suas vidas. O jornal Gazeta do Povo publicou um alerta ontem:

Adesivos colocados em carro podem facilitar a vida dos criminosos

Delegado afirma que este hábito expõe a família e dá informações a possíveis criminosos

Share

6 thoughts on “Opinião sobre tudo: Big Brother por favor

  1. A familia deseja ter um cachorro.. mas nao afirma realmente te-lo.. ou pode ser que eles jah tiveram um que faleceu e ficou na memoria da familia.. (emotivos e mtos ligados a animais.. mais uma informação).

  2. O Brasil é a nação não-islâmica com maior número de anti-americanos declarados. Provavelmente boa parte dos anti-americanos daqui tem a paranóia de estarem sendo vigiados por aquela entidade maligna e super-poderosa chamada de O Governo. Ao mesmo tempo, expõe suas vidas em todos os sites de relacionamentos disponíveis, como você mencionou aí.

    Dá pra entender esse povo?!

    Como dizem, eles gostam de “se” aparecerem.

    Mas o pior de tudo é achar que Big Brother é aquele com o Bial, e ainda achar que “Brother” são os participantes, e não aquele que vê (no caso, nós).

  3. Eu esqueci de mencionar (não sei como) o famoso Twitter! O mais absurdo foi a mulher que estava “tuitando” o nascimento do filho. Vejam aqui. Tem a Erykah Badu que também narrou o nascimento do filho. Tudo bem que são famosos, mas tem gente descrevendo o que fez no banheiro no twitter, como se alguém se interessasse.

  4. Bem brother por sinal, né. Enchem o programa de ligações para votar no cidadão a R$ 0,31 de taxa e não percebem que com isso já praticamente pagam o valor do prêmio final.

    Povo cabeça!!! (de bagre…)

  5. Bom, aqui em Burlington ON CA, essa onda de paises atrasados ainda não chegou… rs…

    Aqui é literalmente fora de série, a educação, a forma com que tratam um ao outro, e mesmo os estrangeiros, é algo fantástico.

    Não fugindo do tema BB, aqui é um dos poucos lugares que conheço que nas empresas o BB ainda não chegou. Salvo mercados, lanchonetes e afins do tipo, mas pelo menos em casa e no trabalho aqui temos um pouco de liberdade e privacidade.

    (Enquanto estivermos com um volume pequeno de latino aqui será fantástico… rs…)…

    Esse Povinho Latino Americano (deve ser Vigiado mesmo, senão ficam fazendo coisas indescritiveis… rs.. rs…

Comments are closed.