Já te contei? Você acha que seu computador está lento?

Em 1985 eu comecei num curso de BASIC. Naquela época, usavamos o CP-500 da Prológica. Este computador era uma imitação nacional baseada no TRS-80 Modelo III da RadioShack, empresa Americana, na época da reserva de mercado onde não haviam importados e muitos fabricantes nacionais copiavam tecnologia estrangeira descaradamente. Mais ou menos como a China faz hoje (risos).

Prológica CP-500 M80

Microcomputador modelo CP-500 M80 da Prológica (1985)

Para saber mais sobre este modelo, siga este link. Não tinhamos drives de disquete como na foto, pois disquetes eram caros e drives um absurdo de caro. Então usavamos gravadores do tipo “reporter”. Tinhamos que chegar antes do horário de começar o curso para dar tempo de carregar o sistema de aulas! Hoje, isto acontece em segundos, mas com fita cassete, o tempo poderia ser de até 120min. Lembre-se, os dados eram modulados em som e depois demodulados novamente para serem usados pelo computador. Detalhe interessante é que o volume tinha que ser ajustado. Muito alto ou muito baixo e o computador não conseguiria entender! Eu colocava uma fita adesiva no controle de volume para não correr o risco de alguém tirar do lugar o ajuste!!!

Bom, chegavamos e ligavamos os computadores. Depois de um tempinho para esquentar os circuítos, colocavamos as fitas no lugar, rebobinando quando necessário, e com o comando BLOAD, começavamos a carregar o sistema. Isso se repetia em todos os computadores. Quando o último estava carregando, bom, tinhamos um bom tempo para ir tomar café da manhã 🙂

Quando o programa era grande, ele continuava do outro lado da fita! Tinha-se que virar a fita e dar o comando para continuar a carregar. E se desse erro? Bom, começaria tudo denovo.

E você reclama que seu Windows leva 2 min para carregar!!!

Share

One thought on “Já te contei? Você acha que seu computador está lento?

  1. Pois é, bons tempos dos TRS-80, lembro das coisas que faziamos no Sarmento computadores e das idéias de jogos.

    Eu tinha até pouco tempo as fitas cassete daquele tempo…

    Pois é, bons tempos e ótimas lembranças

Comments are closed.