Opinião sobre tudo: Você aceitaria $12mil dólares para se mudar para mais perto do transporte público?

Veja que ideia inovadora: se você quer incentivar o aumento da densidade populacional em usa região metropolitana, suborne as pessoas.

Talvez suborno seja uma palavra muito forte. Mas o programa piloto “Live Near Your Work” (More Perto do Seu Trabalho) em Washington, D.C., nos EUA tem exatamente este objetivo, ao solicitar formulários de inscrição (.pdf) de pessoas que aceitam receber compensações de $12.000 dólares — $6.000 de seus empregadores, $6,000 do governo local — para ajudar com a entrada ou despesas de mudança para que as pessoas se mudem para um local mais perto de seu trabalho ou para local de acesso mais fácil ao transporte público.

O objetivo é nobre: preservar e revitalizar bairros no distrito através de incentivos, convencendo pessoas que usam veículos para ir ao trabalho a abrir mão deles. A ideia é reduzir um pouco do volume de carros visto em algumas áreas metropolitanas que são densas o suficiente para ter um uso maior do tranporte público, mas que, seja por motivos históricos, desenvolvimento.

Por hora, o programa piloto foi projetado para recompensar entre 30 e 60 trabalhadores, mas como um programa piloto, logo deverá ter a capacidade de aumentar sua escala e é neste momento que teremos problemas, relata Lydia DePillis do Washington City Paper:

A intenção aqui é nobre. Mas a metodologia adotada nos leva a perguntas: Será que USD $12,000 realmente convencerão muitas pessoas a se mudarem para mais perto de seus locais de trabalho? O mapa em anexo ao formulário de pedido demonstra que as áreas elegíveis incluem a maior parte do Distrito, e o benefício está disponível para pessoas de qualquer nível de renda – será que este benefício não estará simplesmente dando dinheiro a pessoas que já iam se mudar de qualquer forma? O programa, que beneficiará um máximo de 60 pessoas com o valor inicial, deveria ser um programa piloto e como tal, deveria ser escalável – será que o D.C. está disposto a resolver seus problemas de transportes pagando a todos que estão dispostos a se mudar para mais próximo do transporte público ou para um local próximo de seus locais de trabalho que lhes permita andar?

Isto simplesmente não parece ser uma maneira muito inteligente de atingir um crescimento planejado.

Matt Yglesias escreve no Think Progress:

Eu tenho uma alternativa. Aumente os impostos nos estacionamentos e garagens no centro, e com a receita, reduza o valor dos impostos prediais dos moradores? Ou se o problema é que moradias estão muito caras e têm pouca oferta próximo de estações do Metrô, que tal mudar o zoneamento para incentivar construções de edifícios residenciais maiores próximos das estações? Enquanto isso, a minha impressão é de que o Metrô está superlotado nos horários de pico e que nas linhas Vermelha, Azul e Laranja, não parece haver como aumentar a capacidade nestes horários. Acho que devemos pensar sobre construitr mais linhas de Metrô a menos que haja a expectativa de não haver mais crescimento populacional.

O que você faria?

Photo: Heather M. Rice/Destination DC

Would you accept $12,000 to move closer to public transit? | Smartplanet.

Por Andrew Nusca | 6 de maio de 2011, 8:09 AM PDT
Tradução de Aécio Lemos

Share