Canadá 2011: Violência com Consequência

Na última quarta-feira, dia 15 de julho de 2011, após os Vancouver Canucks perderem a final da Stanley Cup por 4 x 0 para os Boston Bruins, uma multidão de supostos fãs enfurecidos destruiram lojas e carros no centro de Vancouver. Foi um evento lamentável, com muita destruição, algo raramente visto em um país como o Canadá. Muitas pessoas ficaram feridas e a polícia de choque foi chamda para controlar o tumulto. O evento foi chocante para a população e no dia seguinte, o país estava revoltado com a ação premeditada dos vândalos. Os vídeos e fotos da violência são fortes, mas mostram uma ação premeditada, até planejada.

Algumas pessoas que tentaram conter a violência foram espancadas, deixando alguns em estado crítico. Os que incitaram a violência instigaram a multidão a destruir e saquear, mas muitos só observaram e filmaram com telefones celulares e câmeras. A polícia foi chamada imediatamente e receberam mais de um milhão de fotos e vídeos do público e câmeras de segurança, nas ruas e de dentro das lojas, para ajudar a identificar os responsáveis pela violência.

Uma foto que ficou famosa foi de um casal aparentemente namorando no meio da violência. Na verdade, ele estava tentando proteger e ajudá-la pois ela tinha sofrido uma agressão e havia caído, mais uma vítima da violência.

Os verdadeiros fãs afirmaram que os criminosos não eram fãs de verdade, porque fãs não fariam aquilo. A população se revoltou. Todos que estavam presentes e tinham fotos ou filme mandaram o que tinham para a polícia para ajudar a identificar os responsáveis e possivelmente punir os criminosos.

Em muitos países, nada seria feito, o evento cairia no esquecimento, as lojas e proprietários de carros destruídos receberiam suas indenizações de seguro, os bens materiais seriam repostos e consertados e a vida seguiria seu curso. O crime compensa nestes casos. Mas não foi o que aconteceu em Vancouver. A polícia está analisando as milhões de imagens para identificar os criminosos usando a base de dados de carteiras de habilitação, comparando por software as fotos. Várias pessoas já foram identificadas e o estado está processando estes indivíduos. Um garoto foi expulso do time, perdendo uma grande chance de entrar em uma ótima faculdade. O público não esqueceu e cobra diariamente as autoridades por resultados.

Mas não foi só isso que a população fez. Uma das minhas constantes revoltas no Brasil é a falta de atitude das pessoas. São ótimos para reclamar entre si, mas não tomam atitudes maiores, achando que “ninguém vai fazer nada mesmo, então porque vou perder meu tempo?” Esta falta de ação é responsável por muita da impunidade em nosso país. A população precisa tomar atitudes, cobrar as autoridades, a quem pagamos para tomar as atitudes. A população de Vancouver foi além de reclamar e exigir providências e punição. No dia seguinte à violência, os cidadãos e fãs dos Canucks, se mobilizaram para limpar a sujeira e destruição. Lojas como a Sears, fecharam as janelas destruídas com madeirite, e os fãs cobriram as superfices com mensagens de apoio e pedidos de desculpas em nome dos fãs. As superfices ficaram totalmente cobertas com as mensagens da população. Milhares de pessoas ajudaram a limpar a área destruída, mostrando uma solidariedade que eu nunca vi no Brasil.

Embora a violência tenha sido grande, lamentável e totalmente desnecessária, a reação do público, seja tentando conter a violência, seja registrando com a intenção de encaminhar às autoridades, não só postar nas redes sociais, seja cobrando das autoridades punições ou seja após a destruição se mobilizar espontaneamente para limpar a cidade, é o que diferencia uma sociedade civilizada de uma sociedade ainda reprimida pela ditadura militar, complascente com a violência ao seu redor, conivente com a criminalidade e sem a menor noção do que é morar em sociedade. E você, como reagiria a um tumulto violento destes?

Share

2 thoughts on “Canadá 2011: Violência com Consequência

  1. Sinceramente… Concordo com tudo que escreveu…

    Não sei se este post está livre”público” ou não… Mas acho que deveria ser divulgado para que o Google encontre… pois ficou bem escrito e mostra uma realidade que poderia ou deveria existir aqui no BR e infelizmente não existe…

    Big Abraço e Sucesso….

Comments are closed.