A famosa CN Tower, com seus 533,33m de altura, foi, até 2007 a torre e a estrutura mais alta do mundo. Atualmente, ela é a estrutura mais alta do mundo ocidental, mas perde para o recém inaugurado Burj Khalifa em Dubai , a torre Tokyo Sky Tree em Tokyo, a torre de relógio Mecca Royal Hotel Clock Tower em Meca e a torre Canton Tower em Guangzhou. Para ter ideia da altura, a Torre Panorâmica de Curitiba (Torre da Telepar) tem 103,5m de altura com o mirante a 95m de altura. Imagine uma torre cinco vezes este tamanho!
Mas chega de informações, se quiser saber mais, siga o link acima para a Wikipedia! 🙂 Hoje acordei cedo e peguei o trem das 10 para Toronto. Sim, isto é cedo para domingo, não discuta comigo. No hotel, fui perguntar onde era o ponto em frente ao hotel, pois passa a rota 15 que vai até a Appleby Go, onde pegaria o trem das 10:47. Eu havia planejado tomar café 9:30, pegar o ônibus das 10 e pouco e chegar lá com bastante tempo para ler um pouco enquanto aguardava o trem. Como sempre dou sorte, a Linda, Executive Housekeeper, estava de saída e me ofereceu uma carona, pois ninguém sabia onde é o ponto!!! Deveria ter pedido ela para me dar um minuto para eu pegar algo para comer, mas, por não querer atrasar ela, fui de estômago vazio. Grave erro. Cheguei na estação com MUITO tempo para ler, e nada para comer! Achei uma barra de chocolate na mochila e foi meu café da manhã. Vamos pensar nela como se fosse chocolate quente! 🙂
Peguei o trem, uma agradável viagem de 1h enquanto pensava em comer algo e minha glicose baixava cada vez mais. Sim, o idiota aqui tomou insulina antes de sair e não comeu. Troféu Joinha pra mim! Chegando na Union Station, entrei no primeiro Tim Hortons e comi um bom desjejum enquanto ligava para o Raphael me encontrar. Combinamos um meio do caminho e andamos até a torre. Impressionante como as pernas do batata-de-sofá aqui estão doloridas de tanto andar! Passamos pelo Rogers Stadium, descemos até a base da torre e entramos na fila para comprar o ingresso.
Então, finalmente, fomos até a torre e passamos a tarde vendo o quanto Toronto e GTA são planos, admirando as paisagens e vistas, e aproveitando tudo que o ingresso dava direito porque, afinal, pagamos por ele e vamos aproveitar! Ao chegar na torre, descer até sua base, onde estão as bilheterias, e olhar para cima, você inevitavelmente pensa como a torre é muito maior do que você pensava, vendo de longe. É algo supreendente e somente vendo pessoalmente você pode sentir o choque. Parece incrível que esta estrutura monstruosa, colosal foi contruída por seres humanos. Inclusive, foi concluída em 1976, utilizando a tecnologia da época! O deck de observação parece distante e pequeno daquela distância e pensando nisso me toquei como 350m é muita coisa, é uma distância considerável. Compramos o ingresso completo, com direto a tudo que a torre tem a oferecer, e começamos nossa aventura. Primeiro passamos pelo filme 3D, The Perfect Wave. Muito bonito, embora eu não veja 3D, mas infelizmente, nada muito emocionante. Se tiver escolha, pule o filme. Cinema 3D não é exatamente novidade mais e somente um filme que valha a pena me levaria a um cinema destes, por serem mais caros e por eu não enxergar 3D mesmo. A segunda parte do passeio foi a atração, uma espécie de cinema com movimento (não é 3D), e artifícios para dar mais realismo às cenas, como jatos de água e ar. Divertido, mas muito curto! Poderia demorar mais, pois estava bem divertido.
Terminadas as “atrações”, hora de subir pelo elevador panorâmico até o deck de observação. Passamos pela galeria que conta a história da construção da torre, comparações com outras estruturas construídas pelo homem e fatos interessantes sobre a torre, como o fato de ser atingida por 60 a 80 raios por ano. Tiramos fotos com a maquete da torre e fomos para o elevador. A subida é bem tranquila, mais lento do que eu esperava, então foi bom para filmar. Veja no album no final do post o video. A vista é deslumbrante, mesmo de dentro do elevador!
Chegamos ao observatório, a 347m de altura. Nesta altura, pode-se ver praticamente toda Toronto e boa parte da GTA. Como a fila para o Sky Pod, ponto mais alto da torre para visitantes, estava grande, resolvemos visitar primeiro e depois ver a vista aqui do observatório e piso de vidro. Na fila conhecemos um australiano que comprou uma viagem ao redor do mundo de 13 semanas e estava aproveitando para conhecer tudo que poderia no tempo que tinha. Claro que encontramos também um brasileiro, André, que estava em Toronoto para um congresso médico. Sempre tem um brasileiro!
Após uma espera quase uma hora para subir, finalmente chegamos ao início da fila. O elevador até o Sky Pod leva 10 pessoas de cada vez, e tem que esperar pessoas descerem para subir mais pois é uma área bem pequena. O elevador não é panorâmico, ele viaja por dentro da parte central da torre e percorre os 100m adicionais em cerca de 45 segundos, viajando mais lentamente que os panorâmicos. Chegando no SkyPod, nos deparamos uma vista magnífica e completa de toda a cidade e região. A vista me levou a uma importante conclusão: Toronto é realmente plana! Não tem uma montanha a vista e até os morros na cidade parecem artificiais! A marina é linda e tem uma ilha arborizada e bem bonita perto da marina, onde fazem o passeio de barco.
Veja uma visão panorâmica tirada do Sky Pod, ponto máximo da torre:
South view from CN Tower, Toronto
Tirei MUITAS fotos lá de cima, brincando com o zoom da máquina. Veja no album no final do post as fotos que tirei, algumas comentadas. Vou tentar colocar legenda em todas. Após 20 minutos lá em cima, deslumbrados com a altura em que estavamos (447m) e com a vista, descemos novamente no elevador. Mas não sem antes eu brincar com um quiosque que dizia gerar postais. Eu pensei que ia imprimir na hora, mas manda por email. Veja, já temos mais uma aplicação para rodar nos quiosques da Sita! Depois do iCheckIn, que tal o iPhotoSouvenier? Dá pra ganhar dinheiro com isso! Vamos montar o fluxo no SADIE e dar deploy!
Bom, voltamos ao observatório e demos a volta no mirante. Ali ao menos é ao ar livre, mas não é tão emocionante quanto o skypod e certamente não dá para tirar fotos por causa de uma tela de proteção. Tem as janelas mas só vemos uma parte da vista.
O piso de vidro é uma experiência surreal. Por mais que você saiba que é um vidro, que é resistente e não vai quebrar, que aguenta uma tonelada em cima dele, o meu medo de alturas totalmente irracional entrou em modo overdrive. Eu demorei para conseguir pisar ali com confiança que não ia cair. Sério mesmo! O lado racional do cérebro entrou em conflito com o lado irracional e o lado irracional tava ganhando, mas logo superei e fui lá tirar fotos. A melhor de todas foi esta, apontando para o chão, 347m abaixo! Até um senhor em cadeira de rodas estava passeando pelo piso de vidro! Bom, se quebrar, ao menos será uma queda com morte garantida!!! Vejam o video no album.
Depois desta aventura, voltamos ao térreo, sem filas. A descida também é bonita e filmei também. Chegando ao térreo, acabou a nossa aventura da CN Tower e fomos almoçar e passar um pouco por Toronto antes de pegar o trem e voltar. Por falta de opção, um rápido sanduiche no Subway (Cheese steak) e peguei o trem de volta para a Appleby. Chegando lá, consultei as rotas de ônibus e descobri que cheguei 1min após o horário permitido para solicitar um taxi por conta da empresa de ônibus, pois não há rotas no domingo. Para não ter ônibus circulando desnecessariamente, criaram o serviço “Dial-a-Ride” (Chame uma carona) que te leva até o ponto mais próximo onde há linhas no domingo. Claro que até eu chegar a um telefone, já havia passado o horário, que era até 18:30. Claro que a atendente não me avisou que já tinha um taxi vindo para a estação para pegar outro passageiro, com quem eu poderia ter pegado uma carona! Então mais um taxi, fomentando a economia local 🙂 Mas valeu a pena por um ótimo dia de passeio com sol e clima agradável e paisagem muito bonita.
Veja aqui o Album.
OMFG. Que medooooooooo desse chão de vidroooooooooooooooooooooooo!!!
hueahuehueha pelo jeito não é só no Brasil que existem atendentes não prestativas!!! 😛
Ainda bem que vc está curtindo… Pois ir para o CA com uma galera que não agita é F…
Via as fotos no Picasa ficaram legais… show de bola
Big Abraço..
Pois é, tem uns que dá vontade de perguntar se acordaram do lado errado da cama e deu de cara com a parede. Ainda bem que são poucos! A maioria é educada e prestativa até demais.
Valeu! Pois é, tá muito legal. Mas eu, tímido do jeito que sou, saio até sozinho e faço amizades 🙂 O Raphael é bem animado, tirando coisas que estimulam muito o cérebro (acho que dai aquece e explode) como museus, ele curte os passeios.