Canadá 2011: Transporte baseado em confiança

Como aqui não tenho carro e em geral não vale a pena alugar um carro, especialmente se for para visitar Toronto (experiência própria!), tenho usado os ônibus e trens. Descobri vários fatos interessantes que mostram que toda a cobrança do transporte público é baseado em confiança e em uma população que não abusa o sistema. Antes de começar a usar o transporte público, procurei me informar das rotas e horários. Em todas as estações há placas claras com horários, separados por dia da semana. Em todo ponto de ônibus, há placas indicando as rotas que param ali com os horários, também organziados por dia da semana.

O Go Train passa em horários quebrados, mas sempre está no horário. Na minha primeira viagem, a condutora ao anunciar a próxima parada pedia desculpas pelo atraso de 6 depois 4 e depois 2 minutos e avisava que estavam aumentando a velocidade para compensar e voltar ao horário. De fato, voltou ao horário. 10:37 estava na estação! Mas aonde está a confiança? Eu comprei a passagem e subi pelas escadas, fui até a plataforma, entrei no trem e em nenhum momento encontrei cobradores, roletas, inspetores ou qualquer obstáculo!

Placa na estação do Go Train

Placa na estação do Go Train

Fui até a estação de destino, desci e saí da estação, sem ser abordado ou ter que apresentar a passagem. Na estação, encontrei uma placa que explica como funciona o sistema. Traduzindo diz, “O Go Transit usa um sistema de tarifação baseado em honra chamado Prova de Pagamento (Proof of Purchase – POP). É sua responsabilidade ter prova de pagamento (passagem ou passe mensal) enquanto estivar a bordo dos trens, plataformas e ônibus. Caso não tenha a prova de pagamento (passagem ou passe mensal) ao ser solicitado você poderá ser multado em até $90.” Em todo o tempo em que estive aqui, só fui solicitado a apresentar a passagem uma única vez. Claro que nesta única vez, distraído lendo um livro e já com sono, eu acabei mostrando o cupom fiscal do Tim Horton’s ao invés da passagem, rapidamente me desculpando e mostrando o bilhete de verdade quando o fiscal me perguntou “o que é isso? ” 😀 Murphy 1 x o Aecio.

Mas a confiança não acaba por aí. Em horários de muito baixo movimento nas rotas de ônibus à partir das estações Go Train, a empresa de ônibus não circula carros. O custo é alto para o ônibus circular vazio. Portanto, apenas as linhas principais circulam e estações como a Appleby ficam sem ônibus aos domingos e a noite durante a semana. Desta forma, das 20:30 até 23h de segunda a sexta-feira, aos sábados à partir de 18:30 até 23h e aos domingos, das 9 às 18:30 horas, você tem à disposição o sistema Dial-A-Ride (Disque-Carona). Você liga para um número, pede um Dial-A-Ride e um taxi é enviado, para te levar até o ponto mais próximo com linhas circulando naquele horário!

Como se tudo isso não bastasse, esta semana aprendi a usar o sistema de ônibus de Burlington. Não sei se funciona assim em qualquer outro lugar, mas ao embarcar em um ônibus, você tem várias opções de pagamento. Você pode usar o cartão pré-pago e pagar a passagem ou pode pagar em dinheiro. Caso pague em dinheiro, a tarifa varia com o seu destino. Se for descer em pontos e estações, paga CAD 3.00. Se for fazer integração com o Go Train, paga CAD 0.65, basta apresentar a passagem do trem ou passe. Para acelerar o processo, os ônibus não dão troco, então tenha o valor trocado! Se der a mais, perdeu. Contudo, existem vantagens. A passagem impressa mostra apenas a data e horário, não há informação de rota, origem ou destino. Você pode descer do ônibus, fazer o que tem que fazer e pegar outro ônibus com a mesma passagem! Ontem, por exemplo, eu peguei o 15 South em frente ao hotel. Fui até a Fairview e desci no ponto, pois o 15 vai para o leste na Fairview e eu queria ir para o oeste. Atravessei a rua e embarquei no 01 West. Fui até o Walmart e desci na porta. Entrei, fiz minhas compras, sai, atravessei a rua até o ponto e peguei o 01 East, vontando pela Fairview em direção à Walkers Line, onde fica o hotel. Ao sair da Burlington Go, estação do trem na rota do ônibus, o motorista perguntou se alguém ia pegar o 15 North. Eu falei que eu iria pegá-lo e ele pegou o rádio-telefone e avisou à motorista do 15 North que aguardasse pois tinha um passageiro que iria embarcar no 15 North. Ao chegar no ponto, o 15 North estava parado, me esperando! Fiquei até sem graça, pois eu iria descer no terceiro ponto! Segurei o ônibus, felizmente com poucos passageiros, por 3 pontos! Bom, ninguém achou ruim ou me olhou feio. Enfim, fiz toda esta viagem de ônibus com uma passagem de CAD 3.00!

Ponto de ônibus em Burlington

Ponto de ônibus em Burlington

Tudo bem que nos ônibus você tem que apresentar a passagem e, quando necessário, a passagem do trem, mas mesmo assim é um sistema baseado em confiança e com uma qualidade de serviço superior a tudo que já vi até hoje. Desnecessário dizer que todos os ônibus são climatizados, aquecidos no inverno e refrigerados no verão, e com suspensão a ar, abaixando o ônibus nos pontos, para facilitar o embarque.

A direita, uma foto do ponto de ônibus. Como é bastante frio no inverno, os pontos são fechados, com porta, para que você saia do vento enquanto aguarda. Sem propagandas, é claro, para poder ver o ônibus! 😀

Quem de Curitiba estiver lendo este post deve estar pensando que não é muito diferente do que estão acostumados. Curitiba tem um transporte público melhor do que praticamente todas as cidades do Brasil, perdendo talvez para o metrô, mas existe uma diferença significativa no transporte coletivo, o respeito. Respeito entre do motorista que não acelera para derrubar todo mundo, não faz curvas a toda e espera você embarcar antes de arrancar. Respeito dos passageiros que respeitam os assentos reservados para idosos, gestantes, deficientes e pessoas com dificuldades de locomoção. Respeito dos passageiros para com os ônibus e pontos, não depredando ou pixando e respeitando as regras. Enfim, respeito.

Share

2 thoughts on “Canadá 2011: Transporte baseado em confiança

  1. Nossa, totalmente DIFERENTE de Curitiba!!! Aqui se você entrar no tubo indo pra um sentido e perceber que errou e quiser trocar pro outro tubo, a 5 metros de distâncis, NÃO PODE!!
    Fora que os ônibus são um NOJO e as pessoas extremamente mal-educadas, não sabendo fazer (ou sequer respeitar) fila nem esperar as pessoas descerem antes de começar a subir, ficando BEM NA FRENTE das portas sem se ligar ou se importar de que vai ter gente querendo descer… ah… e os ônibus NUNCA estão na hora em horário de pico, ou seja, das 6-9AM e das 5-8PM… ou seja… um terço do tempo durante o qual os ônibus rodam.
    Ah, e os motoristas não respeitam as leis de trânsito AT ALL.

Comments are closed.