Já te contei? Veni, vidi, edi

Buenos Aires é uma cidade muito bonita e atrativa. Contudo, para mim, o melhor da cidade foi a comida. Em segundo lugar, muito próximo ao primeiro, está a arquitetura, a beleza da cidade e toda sua história. Em terceiro, certamente a cultura do seu povo, a boa educação e a cordialidade dos argentinos muy amables.

Cafe Filipo

Cafe Filipo

Eu nunca pensei que de tantas atrações iria justamente passar meu tempo nos cafés e restaurantes da cidade. Minha salvação é que decidimos andar por toda a cidade ao invés de usar transporte público ou taxis, portanto acho que consegui queimar as muitas calorias que consumi para “proteger meu estômago” de tanto café que tomei. É uma boa desculpa, não? Nas regiões onde eu estive em Buenos Aires, a cada esquina havia um café. Mas não é somente um café, é um ponto de encontro. O café é apenas o contrato social, a desculpa para parar, ler um livro, ler o jornal, bater um papo, comer deliciosas guloseimas e, claro, tomar o delicioso cafezinho. De todos os cafés que frequentei, somente um não me agradou, mas em geral o café é delicioso, as comidas são fantásticas e o atendimento é muito bom.

Os argentinos sabem apreciar um bom café. Em todos que fui, usavam cafés de boa ou ótima qualidade, em máquinas de café espresso, que é a mais saudável. Na maioria dos café, havia opção de café colombiano ou até mesmo brasileiro.

Para os amantes dos salgados e doces, todos os cafés servem a paixão nacional, a medialuna, uma espécie de pão doce em formato de meia-lua com cobertura doce. Em todos os cafés havia ao menos uma promoção com um café e uma ou duas medialunas, no mínimo. Além da medialuna, você encontra na maioria dos cafés muffins, croisants, cookies e diversas tortas deliciosas de diversos sabores. Depois de conhecer os cafés entendi porque os Argentinos andam e se exercitam tanto!

Chorizo con papas fritas

Chorizo con papas fritas

Além dos cafés, experimentamos todos os restaurantes famosos, desde o La Payuca, até o Pertuti, passando por pequenos restaurantes em ruazinhas bucólicas, com pequenos cardápios mas comidas deliciosas. Todos os restaurantes são aquecidos, como a grande maioria das lojas, para o frio do inverno, e o atendimento é igualmente caloroso, com direito a música ao vivo, sem couvert artístico e café espresso de sobremesa.

Por falar em sobremesas, os argentinos são mestres em combinar tudo com dulce de leche. Inclusive dizem ter inventado o doce. Como mineiro, terra do doce de leite brasileiro, sou obrigado a admitir que é bom mesmo o doce de leite argentino. Ele é mais forte, mais denso e escuro, então com um sabor mais rico e, consequentemente, mais enjoativo se consumido puro. Encontramos desde flan com doce de leite, passando por sorvete com doce de leite até compotas com creme e doce de leite, para completar o sabor.

Recomendo a todos que pensam em viajar a considerar Buenos Aires ou outros destinos na Argentina. Embora o câmbio não esteja tão favorável como já foi para os brasileiros, os preços hoje são equivalentes a Curitiba e muito mais baixos se comparados com São Paulo, Rio e Brasília. Abaixo algumas fotos dos deliciosos pratos e sobremesas que encontrei lá.

Flan no Los Arcos

Flan no Los Arcos

Pizza no Kentucky

Pizza no Kentucky

 

Tabua de frios e quentes

Tabua de frios e quentes no Pertutti

File 4 queijos com batatas noisette no Andorra

File 4 queijos com batatas noisette no Andorra

 

Entrada no Que Lo Pario

Entrada no Que Lo Pario

Bife de Chorizo com papas fritas no Que Lo Pario

Bife de Chorizo com papas fritas no Que Lo Pario

Sobremesa no Que Lo Pario

Sobremesa no Que Lo Pario

Share