Já te contei? Isso é muito caro!

Na época  em que eu trabalhava com tradução, fizemos um acordo com um curso de idiomas onde minha esposa dava aulas. Sempre que um aluno ou empresa solicitasse tradução para eles, eles repassariam o trabalho em troca de uma pequena comissão.

Certa vez, um empresário nos procurou porque queria trazer uma publicação americana para dentistas para o Brasil e queria um orçamento para traduzir a revista. Tivemos o cuidado de considerar na equipe não só mais de um tradutor para cumprir os prazos, como também um dentista bilíngue para revisar os textos, para termos certeza de mantermos o jargão técnico apropriado (não falar a massinha no buraquinho do dente, por exemplo). Como seria um trabalho contínuo, fizemos uma proposta mais baixa para ganharmos o cliente e termos uma renda constante, o que é sempre interessante.

Mandei o orçamento para o cliente em potencial, que me ligou pouco depois em um tom de voz irritado dizendo que “isso é muito caro!”. Ele ainda disse que tinha um amigo dentista que faria por metade do preço!

Como eu já notei que ele não entendia nada do assunto e achava que ia conseguir um tradutor por R$10 mais o dinheiro do buzú, resolvi não discutir. Falei para ele, em tom bem calmo, que por favor feche com o amigo dele porque metade do preço não cobria nem o meu custo com a equipe e que tava de muito bom tamanho, já que um dentista teria tanto tempo livre para cumprir os prazos que ele precisava para garantir que a publicação saisse da gráfica e fosse entregue na data desejada. Antes de desligar, ainda em tom bem calmo, perguntei se ele poderia me fazer um favor quando fosse falar com o tal dentista/tradutor. Ele deve ter ficado curioso e perguntou qual seria o favor. Eu falei, “Pergunte para ele quanto ele cobra por uma obturação. Imagino que seja uns R$200. Quando precisar, eu faço por metade do preço.”

Ele desligou, mas entendeu o recado. Afinal, se o dentista agora é tradutor (porque é fácil, não precias estudar, ou ter qualquer qualificação, né? Qualquer um faz, certo?), então porque eu não poderia ser um dentista? 😀

Share